SAÚDE MENTAL NO TRABALHO
A saúde mental abrange saúde emocional , saúde psicológica e bem-estar social.
Contribui contribui para a saúde geral e o exercício dessa área trará inúmeros benefícios.
No outro extremo do espectro, os exercícios de saúde mental têm o potencial de aliviar doenças mentais, como ansiedade e depressão.
Os transtornos mentais são a principal causa de incapacidade e as consequências são, sem dúvida, graves (Zhu et al., 2021).
A Organização Mundial da Saúde (OMS), descreve a saúde mental como “um estado de bem-estar mental que permite às pessoas lidar com o stress da vida, realizar as suas capacidades, aprender bem e trabalhar bem, e contribuir para a sua comunidade” (OMS, 2022, parágrafo 1).
De acordo com a OMS, a saúde mental tem um valor positivo, é parte integrante do nosso bem-estar e sustenta a nossa capacidade de moldar as nossas vidas e o nosso mundo.
A saúde mental é uma necessidade humana tão fundamental que é considerada um direito humano básico (OMS, 2022).
E, no entanto, que benefícios trazem consigo ser mentalmente saudável?
De acordo com a pesquisa, boa saúde mental (Centros de Controle e Prevenção de Doenças, 2021; Seligman, 2011; Snyder, 2021):
É vital em todas as fases da vida, ajudando-nos a gerir o stress, a relacionar-nos com os outros e a fazer escolhas positivas e alinhadas com os nossos valores;
Está intimamente ligado à saúde física – um afeta o outro. Na verdade, a má saúde mental – indicada pela depressão e pela ansiedade a longo prazo – pode ser um factor em muitas condições de saúde graves ou crónicas, tais como doenças cardíacas, diabetes e acidentes vasculares cerebrais. Portanto, manter uma boa saúde mental pode ter um efeito protetor na nossa saúde geral.
Incentiva sentimentos de sermos úteis e relevantes para a sociedade e oferece a sensação de que o nosso resultado é valorizado e valioso;
Aumenta nossos sentimentos de calma, felicidade, satisfação e a sensação de que temos uma vida plena.
Na verdade, essas emoções positivas levam a uma espiral ascendente crescente de florescimento.
O bjetivo da promoção e proteção da saúde mental é manter e elevar a saúde mental e oferecer proteção contra a sua potencial redução ou perda.
Além disso, é vital tanto para o florescimento de um indivíduo agora como ao longo do seu futuro (Keyes et al., 2010):
Um estudo de 2010 descobriu que “ganhos na saúde mental previram declínios na doença mental”, com os autores concluindo que medir os fatores contribuintes e os gatilhos é uma abordagem valiosa para a triagem de futuros problemas de saúde mental (Keyes et al., 2010, 12 ).
Mais recentemente, a investigação também identificou a saúde mental como um preditor e um factor de recuperação de doenças mentais.
Embora um alto grau de saúde mental ofereça proteção contra doenças mentais, aqueles que apresentam níveis mais elevados têm maior probabilidade de se recuperar de um transtorno afetivo. Embora a saúde mental e a doença mental sejam conceitos separados, a promoção da primeira reduz o impacto e o fardo da segunda (Iasiello et al., 2019).
Embora a saúde mental possa ser alvo de melhoria em qualquer idade, a investigação sugere a importância do envolvimento regular desde o início.