top of page
Reunião no escritório

        SEGURANÇA PSICOLOGICA NO TRABALHO

Em uma breve definição, trata-se de o colaborador se sentir seguro, sabendo que não será punido ou humilhado por outros membros da equipe, ao falar abertamente suas ideias e fazer perguntas, por exemplo.

Na 5ª edição do RH Summit, Hannah Chammon, agente de transformação organizacional – especialista em segurança psicológica e co-fundadora da The Mind Factory, falou sobre o assunto:

“Segurança psicológica, no Brasil, não é um termo muito conhecido.

 também sobre o que a falta de ambiente seguros causa dentro das organizações”.

“E o que é segurança psicológica? É sobre construir relações interpessoais, em que as pessoas entendam que elas estão seguras em um grupo para correr riscos.

E que tipo de risco é esse que estamos falando? Correr risco no ambiente de trabalho, infelizmente, muitas vezes, é fazer uma pergunta.

Construir ambientes seguros é construir ambientes nos quais as pessoas se sintam seguras para compartilhar suas ideias, dar sua opinião, dar e receber feedback, experimentar ideias novas. É mais ou menos sobre isso, sem medo de julgamentos e punições.”

COMO DIAGNOSTICAR UM AMBIENTE SEGURO DENTRO DAS EMPRESAS

 

 

Jnnah como é possível diagnosticar um ambiente seguro dentro das empresas e como agir dentro desse diagnóstico?

“É muito “complexo” diagnosticar se um ambiente é seguro ou não.

 

Pois é muito difícil chegar para alguém através de uma pesquisa de clima, por exemplo,

 

 

e perguntar: “você se sente seguro?”, porque se a pessoa não se sente, ela não sentirá segurança nem de responder a verdade. Então, é difícil avaliarmos a veracidade das pesquisas de clima em relação à segurança psicológica. 

Os dados são necessários.

Precisamos das pesquisas para entender melhor nossa cultura. Mas, para mim, a combinação entre pesquisa para coletar dados e a pesquisa empática – ou seja, ir até os colaboradores e conversar com eles, no dia a dia, é a melhor forma para começar a entender o que está acontecendo com sua cultura. Para começar a mudar algo, o primeiro passo é observar.”

Hannah também faz um alerta: segurança psicológica só existe após a construção de uma relação entre um grupo.

A partir daí, de fato, trazer o conhecimento para dentro e, cada vez mais, construir essa relação de confiança com os colaboradores, para que as pessoas comecem a entender como reconstruir essa relação. Porque segurança psicológica nada mais é do que construir relação de confiança entre um time, um grupo.”

O PAPEL DA LIDERANÇA PARA CONSTRUIR UM AMBIENTE SEGURO

A co-fundadora da The Mind Factory também apontou como o papel da liderança é fundamental para construir um ambiente seguro dentro das empresas.

“É fundamental. Eu costumo dizer que se você não é líder, a gente não vai ficar esperando cair do céu um ambiente seguro.

 

Podemos começar a construir com nossos pares, nossos estagiários, pessoas que trabalham com a gente no dia a dia no mesmo time.

Para que essa relação escale e crie impacto, o líder precisa estar onboarding. O líder também precisa se sentir seguro e precisa estar dentro cooperando com essa relação de segurança. (…) Quanto mais o líder agir de forma coerente nessa transformação cultural, mais as relações vão começar a se estabelecer.”

apoio à saúde mental
Apoiar o bem-estar emocional, proporcionando acesso a aconselhamento e dias dedicados à saúde mental

treinamento regular de segurança
Garantir que os funcionários estejam continuamente atualizados sobre as melhores práticas de segurança no local de trabalho

Incentivar denúncias, estabelecer mecanismos robustos de denúncia que garantam que os funcionários possam expressar preocupações sem medo

Pacotes de cuidados de saúde
Fornecimento de pacotes abrangentes de seguros de saúde

Alfabetização financeira
Organização de workshops sobre bem-estar financeiro para garantir que os funcionários estejam preparados para administrar suas finanças de maneira eficiente e eficaz

O bem-estar no local de trabalho não deve ser apenas uma palavra da moda corporativa.

Quando apoiada pela gestão de topo, é uma estratégia tangível que pode promover uma força de trabalho motivada, saudável e de alto desempenho (Gallup, 2023).

bottom of page