top of page
Estudantes universitários

      PSICOLOGIA POSITIVA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

De acordo com Martin Seligman – que é visto como o pai fundador  da psicologia positiva – o movimento da psicologia positiva pode ser descrito como:

“O estudo do que constitui a vida agradável, a vida engajada e a vida significativa.” 

Fonte: Batthyany, Alexander, Russo-Netzer, Pninit, Meaning in Positive and Existential Psychology

A Psicologia Positiva é o estudo científico dos pontos fortes que permitem que indivíduos e comunidades prosperem.

O campo é fundado na crença de que as pessoas desejam levar vidas significativas e gratificantes, cultivar o que há de melhor dentro de si e aprimorar suas experiências de amor, trabalho e lazer.

A Psicologia Positiva é um segmento da Psicologia que foca absolutamente no estudo científico e na comprovação empírica de ações que possibilitem identificar, medir, maximizar e melhorar as qualidades dos seres humanos, incluindo-se aí as virtudes, as forças de caráter, os talentos, a resiliência, a auto eficácia, o otimismo, entre tantas outras, de forma a permitir que suas vidas sejam mais felizes, plenas e significativas. (CORRÊA, 2013).  
 

                                        MODELO PERMA

O modelo PERMA foi concebido pelo proeminente psicólogo Martin Seligman, considerado o fundador da psicologia positiva.

Seu trabalho se concentrou em apoiar os indivíduos a entender melhor o que a felicidade significa.

Autoridade reconhecida em diferentes intervenções terapêuticas que constroem resiliência e bem-estar.
Seligman (2011) descreve o modelo PERMA em seu livro Flourish .

Simplificando, é um colapso dos elementos individuais da vida que Seligman acredita que pode nos ajudar a cultivar maior felicidade e bem-estar geral.
Esses elementos são a base da felicidade, e entender como cada elemento se aplica ao eu é a chave para entender onde podemos fazer mudanças positivas.


Cinco elementos formam a sigla PERMA:

EMOÇÕES POSITIVAS

Emoções positivas

Como seres humanos, precisamos ser capazes de nos sentir bem, esperançosos e inspirados pelas coisas que fazemos e pela vida que vivemos. É fácil ver como podemos permitir que nossas emoções positivas tomem a liderança em nossa vida quando nos sentimos bem.

As emoções positivas nos ajudam de várias maneiras, inclusive sendo mais capazes de lidar com emoções ou experiências negativas quando elas surgem. Para que as emoções positivas possam nos apoiar, primeiro precisamos garantir que nossas necessidades básicas sejam atendidas.

As necessidades básicas incluem alimentação adequada, água, abrigo e sono. Quando essas necessidades são atendidas, podemos explorar o que pode alimentar ainda mais nossas emoções positivas, como atividades intelectuais e criativas, relacionamentos e trabalho gratificante.

ENGAJAMENTO

Engajamento

Às vezes, o engajamento também é chamado de 'fluxo' (Csikszentmihalyi, 2002). É o processo de estar totalmente engajado e imerso nas atividades, deveres e tarefas que preenchem nossas vidas.

Quando estamos em um estado de fluxo, não apenas estamos engajados, mas também encontramos uma fonte confiável de paixão e compromisso com essas coisas. Quando esse for o caso, podemos extrair energia do engajamento e aproveitar as atividades com as quais estamos comprometidos.

RELACIONAMENTOS

Relacionamentos

Os relacionamentos são uma parte crucial da nossa sensação de bem-estar e felicidade. A autenticidade desses relacionamentos e a profundidade de nossas interações com amigos, familiares, entes queridos e nosso círculo social mais amplo têm um impacto significativo.

Conexões positivas, úteis e inspiradoras levam a emoções mais positivas, permitindo que nos sintamos ouvidos, vistos e apoiados. Desempenhar um papel ativo nesses relacionamentos, oferecendo apoio, ouvindo e ajudando em troca, também levará a maiores emoções positivas.

SIGNIFICADO

Significado

Construir um senso de propósito e usar esse propósito para contribuir com a comunidade nos ajuda a encontrar sentido na vida.

Significado é mais do que apenas o que você faz; também inclui as idéias e crenças que você mantém sobre si mesmo e sobre a vida em geral, e quão bem você sente que vive essas crenças autenticamente.

Uma sensação de felicidade e bem-estar não é derivada apenas de já ter encontrado um propósito ou significado; também vem da sensação de que você tem ideias claras sobre o que esses conceitos podem significar e parecer. Mesmo que você esteja começando a buscar um maior senso de propósito, isso por si só pode levar a uma maior felicidade e bem-estar.

REALIZAÇÃO

Realização

Realização não é apenas uma forte sensação de sucesso ou 'ganhar'. Também se refere ao quanto nos desafiamos de maneiras positivas e progressivas que nos permitem desenvolver ainda mais nossos pontos fortes e habilidades, tanto prática quanto emocionalmente.

A realização também pode ser encontrada estabelecendo metas viáveis ​​que podemos alcançar de forma realista e sentindo uma sensação de progresso em como queremos viver nossas vidas. Encontrar conquistas dessa maneira novamente ajuda a incentivar mais emoções positivas, como confiança, e aumenta nossa sensação contínua de felicidade e bem-estar.

Seligman também aconselhou que dentro de cada um dos cinco elementos, três características precisam ser compreendidas e atendidas:

Todos os elementos são igualmente importantes entre si.

Cada elemento precisa contribuir para a felicidade e o bem-estar geral.

Cada elemento precisa ser medido e considerado independentemente dos outros.

bottom of page