Benefícios da Fisioterapia
As principais funções da fisioterapia são melhorar a mobilidade, aliviar a dor, prevenir lesões e recuperar as funções perdidas, utilizando exercícios como Alongamento, R.P.G., Hidroterapia, entre outras técnicas como:
-Fisioterapia Ortopédica Convencional – Utiliza uma série de recursos. O objetivo é prevenir, promover, manter ou reabilitar uma condição de saúde, através de correntes eletro-estimulante, ultra-som terapêutico, ondas curtas, radiações infravermelho/ultravioleta e laser.
-Fisioterapia Neurológica – Exercícios que restauram funções motoras de forma a resolver deficiências motrizes e aperfeiçoamento de padrões motores.
-Fisioterapia Respiratória – O objetivo é restabelecer um padrão respiratório funcional no intuito de reduzir os gastos energéticos durante a respiração, capacitando o indivíduo a realizar as mais diferentes atividades de vida diária sem promover grandes transtornos e repercussões negativas em seu organismo.
Para isso, é necessário melhorar a ventilação e prevenir ou eliminar o acúmulo de secreções, favorecendo assim, as trocas gasosas, além de manter ou otimizar a mobilidade da caixa torácica.
-Acupuntura – É uma ciência milenar chinesa.
É comprovadamente eficaz no combate de diversas doenças e pode ser usada também na prevenção. Sua ação já foi demonstrada no sistema imune e no tratamento da ansiedade e da depressão.
Essa recuperação é conseguida através da manipulação de agulhas descartáveis, moxabustão, eletro acupuntura.
-Auriculoterapia – Tem por objetivo tratar e prevenir doenças com a recuperação do equilíbrio orgânico comprometido.
Essa recuperação é conseguida através da manipulação, não de agulhas, como na acupuntura, mas sim de sementes de mostarda, principalmente.
-Drenagem Linfática – Técnica de massagem com objetivo de fornecer o transporte de água e proteínas para os vasos linfáticos, artérias e veias, ativando a circulação de linfa e promovendo desintoxicação do tecido intersticial.
-Ginástica Laboral – Atividade física preparatória, corretiva, compensatória ou relaxante, visando à prevenção das doenças relacionadas ao trabalho.
-Massagem Terapêutica Integrativa – Visa o equilíbrio energético, relaxamento físico e mental, segurança. Aumento da sensibilidade e capacidade de percepção interna e externa.
A massagem é aplicada de forma sensitiva e com distintos graus de lentidão, facilitando uma distensão profunda.
-Pilates - É um programa de condicionamento físico e mental.
Os exercícios são realizados nos aparelhos projetados por Joseph Pilates, o criador da técnica, e também no solo.
Só há restrição à prática de Pilates para gestantes.
Benefícios:
- aumenta a força muscular
- melhora a capacidade respiratória.
- alonga, tonifica e define a musculatura.
- corrige a postura.
- alivia dores musculares.
- integra corpo e mente.
-Quiropraxia – Técnica manual de tratamento terapêutico e especialidade do fisioterapeuta que realiza avaliações por meio de exames e teste, identificando e atuando na prevenção e tratamento das alterações e das origens das dores, desalinhamentos e restrições de movimento do corpo. Busca restabelecer o equilíbrio natural e a saúde plena do organismo.
O profissional enfatiza o poder inerente do corpo para a recuperação do sistema nervoso, muscular e esquelético, sem uso de medicamentos ou cirurgias.
-Reeducação Postural Global – (R.P.G.) é voltada para a reorganização estrutural do corpo através de exercícios regulares, promovendo o equilíbrio necessário para realização das atividades diárias do paciente.
-Reflexologia Podal – Técnica terapêutica baseada na fisiologia humana que identifica e trata dos distúrbios e dos desequilíbrios emocionais, através de estímulos por pressão nas terminações nervosas em pontos específicos dos pés.
-Shiatsu – É uma palavra japonesa que significa “pressão do dedo”, pois esta é a principal técnica de aplicação.
Poderia ser considerada uma combinação de acupuntura com massagem. Do mesmo modo que a acupuntura, atua no fluxo de Chi, Ki ou “Energia Vital”, que circula pelo corpo através de canais específicos ou Meridianos. Mediante o estímulo e o restabelecimento do fluxo energético gera bem estar e proporciona alívio de sintomas.
O Shiatsu, além de ser um tratamento eficaz para muitos problemas de saúde, promove também a saúde do corpo, da mente e do espírito como um todo. Nesse sentido, ela atua de modo preventivo, reduzindo as chances de a pessoa adoecer no futuro.
Com a aplicação regular de Shiatsu, a pessoa pode aprender a se manter num estado relaxado por mais tempo e não desperdiçando sua energia em tensões desnecessárias.
Indicações:
-Estresse (esgotamento físico e mental),
-Dores de cabeça-enxaqueca;
-Dores musculares e posturais,
-Dores nas costas,
-Insônia,
-Sensação de falta de energia,
-Depressão,
-Mal estar físico ou psicológico.